TECNOLOGIA

CLEAN TECHNOLOGY


TECNOLOGIA QUE TRANSFORMA

RESÍDUOS EM PRODUTOS RENTÁVEIS

CALCINAÇÃO

FLASH

Tecnologia que calcina os resíduos de mineração produzindo: pozolana (metacaulim), ferro metalúrgico ou siderúrgico e areia;

USINA ECOAGLOMERAÇÃO

Tecnologia que utiliza o ferro obtido na calcinação flash e minérios marginais para produção de gusa especial com baixo fósforo e silicoso produto para exportação.

PELOTAMENTO A FRIO DOS REJEITOS

Tecnologia que transforma os rejeitos de barragens em pelotas com propriedades de resistência, abrasividade e ambientais para estocagem em pilhas sem risco de deslizamento, além de agregados para construção civil, pavimentação, utilização na drenagem de solos, piscicultura e hidroponia.

Geopolímeros

Os geopolímeros são uma classe dos materiais ativados em meio alcalino onde o ligante é um material aluminossilicato. Servem como matéria prima para diversos produtos, como porcelanato, plásticos, impermeabilizantes, etc.

Utilização da areia contida no rejeito na reciclagem de plástico

Tecnologia que para a fabricação de blocos de construção e de pavimentação e telhas a partir da extrusão de plástico e areia presente no rejeito de mineração.

Produtos

Tecnologia que transforma resíduos de mineração, lama de barragens e estéreis em cimento, areia e ferro.

Serviços

Estudos técnicos e econômicos para transformar resíduos de mineração em produtos economicamente viáveis - plano de negócios customizados.

Utilizações

A nossa tecnologia produz pozolanas coloridas, sílica em várias granulometrias e óxido de ferro Fe2O3 a partir dos rejeitos e estéreis de mineração de ferro. 

Utilizamos tecnologia flash de calcinação para materiais pulverulentos. Aglomeração a frio de materiais pulverulentos, rejeito de barragens.
As pozolanas possuem uma vasta aplicação. A sílica na forma de areia pode ser aplicada a construção civil, indústria do vidro e pavimentação de estradas. 

Os granulados esféricos com composições químicas e mineralógicas variadas, podem ser utilizado na construção civil, como agregado graúdo e miúdo, base e sub base de estradas, componentes arquitetônicos e decorativos, piscicultura e hidroponia e metalúrgico.

Barragem de rejeitos transformada em habitação econômica


Podemos diminuir ou acabar com as barragens promovendo a recuperação ambiental, produzindo insumos através de tecnologia limpa. Veja esses dois projetos incríveis desenvolvidos à partir da nossa tecnologia e conhecimento técnico.

Dúvidas comuns

Veja as perguntas comuns e respectivas respostas abaixo.
  • Os rejeitos de barragens de minério de ferro são tóxicos?

    Não os rejeitos são compostos de areia, argila, ferro e amida.

  • Os rejeitos de minério de ferro contêm metais pesados?

    FERRO NÃO É METAL PESADO

    As lamas depositadas em barragens

    resultantes do tratamento a úmido do minério de ferro não possuem metais pesados. Quimicamente, alguns autores definem os metais pesados como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica tendo pesos atômicos entre 63,546 e 200,590 e densidade superior a 4,0 gramas por centímetro cúbico. São, assim, qualquer composto de antimónio, arsénio, cádmio,crómio (VI), cobre, chumbo, mercúrio, níquel, selénio, telúrio, tálio ou estanho.


Evandro da Gama

Especialista da tecnologia

Pesquisador e Professor nas áreas: tratamento de rejeitos e estéreis de mineração, fechamento de mina, lavra de Mina, Geotecnia, Hidrogeologia e Infraestrutura.

Sou também coordenador da Usina Piloto de Geomateriais e Geotecnologia - Calcinação flash de materiais pulverulentos, aglomeração a frio de finos, desenvolvimento de novos produtos a partir de rejeitos e estéreis de mineração, metalurgia e siderurgia. 

Ver Currículo Lattes do CNPq completo
Share by: